Vivemos um momento conturbado no Brasil. Os desafios e problemas proliferam aos borbotões em todas as áreas: economia, segurança, política, justiça, valores éticos e muito mais. Vivemos uma das crises mais sérias dos últimos tempos. Mas não há novidade nisso. As crises vêm e vão desde sempre. A boa notícia é que esta crise está passando. A má notícia é que a próxima está chegando. Depois de uma crise sempre vem outra. Pode ser uma crise interna, no Brasil, ou outra, no exterior.
E o que isso tem a ver com nossa coluna que trata dos negócios e das vendas? Venda é tudo para uma empresa.
Vamos analisar: como é possível, na mesma crise, no mesmo bairro e segmento de atuação, tipos de clientes e produtos semelhantes que empresas tenham desempenhos tão diferentes? Uma é um verdadeiro sucesso e outra um clamoroso fracasso. Como pode?
A diferença está no comportamento empreendedor. Alguns empresários e trabalhadores não se apequenam, não desanimam diante de mais uma crise. Traçam planos, correm riscos calculados e vão em frente. O Empretec é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU voltada para o desenvolvimento de características de comportamento do empreendedor promovido em mais de 40 países. No Brasil, o Empretec é realizado exclusivamente pelo SEBRAE, já capacitou mais de 250 mil pessoas e trabalha sobre as características do comportamento empreendedor.
As 10 características do comportamento do empreendedor são:
- Busca de oportunidade e iniciativa
- Persistência
- Correr riscos calculados
- Exigência de qualidade e eficiência
- Comprometimento
- Busca de informações
- Estabelecimento de metas
- Planejamento e monitoramento sistemáticos
- Persuasão e rede de contatos
- Independência e autoconfiança
Podemos pensar as atividades de Vendas considerando essas características. No entanto, uma grande dificuldade que temos percebido por parte dos empresários e gestores comerciais não é ter ideias e conseguir definir o que fazer, mas sim, FAZER; colocar em prática e persistir nas ações planejadas. De fato, não é fácil se manter na direção proposta, sem desvios. Muitas vezes, com ajuda externa, isso é possível.
Empresários e gestores podem contar com consultores, mentores, coaches, orientadores e muito mais. Estes profissionais, bem formados e experientes, podem contribuir sem
fazer parte diretamente da equipe reduzindo os custos de contratação e levando conhecimentos de outros segmentos de negócios e tipos e portes de empresas. Muito já se falou na “solidão” vivida por empreendedores que não têm quem os ouça, oriente, direcione e cobre.
Para vender mais e melhor e parar de perder vendas, empresários e gestores devem parar, analisar e diagnosticar a situação das vendas e da equipe, planejar e aplicar ações que fazem a diferença e treinar e qualificar a equipe para fazer a coisa certa.
Enquanto isso, fazendo diferente para conseguir coisas diferentes, aguardamos a próxima crise que está por vir. E virá!
Boas vendas e muito sucesso.