Vendedor Profissional Faz o Acompanhamento da Venda

Dá gosto ver um Profissional trabalhando, não é mesmo? Ele trabalha com esmero, dedicação e cuidado até o fim do processo. Em vendas também é possível identificar um verdadeiro Profissional. Além de cuidar com carinho de todas as fases da venda, sempre buscando as melhores soluções para seus clientes e resguardando também os interesses da empresa, ele faz o acompanhamento da venda. Ou seja, não abandona o cliente após tirar o pedido ou obter o fechamento.

Acumular vendas é um desafio constante. Por isso, vendedores profissionais fazem o acompanhamento a fim de assegurar que o cliente tenha ficado e continue satisfeito. De acordo com Paul G. Hoffman, “não há nada melhor para acumular vendas do que clientes satisfeitos” porque eles trabalham pelo vendedor.

Ocorre que, infelizmente, muitos profissionais da área comercial não investem o tempo necessário para essa atividade e minimizam a importância do acompanhamento. Vender é uma prestação de serviços. Se não acompanhar cada pedido para ter a certeza de que seu cliente ficou satisfeito, o vendedor não estará vendendo. Estará apenas tirando pedido. Não é um profissional. A venda profissional é um processo contínuo.

Benefícios do Pós-Venda.

Além de tudo o que já foi exposto anteriormente, a realização do acompanhamento após a venda traz inúmeros benefícios ao negócio, ao vendedor e ao próprio cliente:

  • Assegurar a satisfação do cliente;
  • Criar boa vontade junto ao cliente uma vez que ele considera este um passo além, (muitos vendedores nunca fazem isso);
  • Aumentar, ainda mais, o conhecimento do comprador da empresa e dos produtos que ele comprou aprofundando o relacionamento;
  • O vendedor recebe feedback sobre os produtos e serviços que vende e até (que beleza) recebe elogios do cliente.
  • Satisfação pessoal do vendedor poque consegue perceber o bem que fez ao seu cliente.

Este acompanhamento representa um Pós-Vendas imediato que ocorre exatamente após o pedido do cliente e tem toda essa importância. Como vimos, o objetivo aqui NÃO é vender.

E temos ainda, mais dois tipos de Pós-Vendas:

  • “Oba-oba” ou “presença no cliente” que representa o contato do vendedor em momentos oportunos como aniversários, festividades, datas comemorativas, eventos, etc. Será um contato por telefone, uma breve visita e até pelas redes sociais, como WhatsApp, Facebook, etc. O objetivo é apenas ser lembrado. NÃO é vender.
  • “Pós-Vendas Vendedor” é quando o vendedor ou empresa faz contato, referenciando a compra anterior, certificando se tudo está bem e os produtos e serviços funcionando e entregando os benefícios prometidos, etc. É hora de identificar novas oportunidades e recomeçar o processo da venda.

Estes dois tipos de Pós-Vendas só funcionarão bem se, anteriormente, o acompanhamento da venda ocorreu até o fim do processo. Se não, o vendedor demonstrará (e é verdade) que está focado apenas em seus próprios interesses.

O Vendedor ou Vendedora Profissional cuida com esmero de todo o processo comercial e, especialmente do acompanhamento, porque sabe que “o cliente satisfeito de hoje é o melhor cliente em potencial de amanhã” (John A. Stevenson).

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *