Em nossos negócios estamos sempre tentando criar situações, condições e inovações que nos diferenciam dos concorrentes. É um desafio constante. No entanto, os nossos produtos e serviços podem ser copiados; nosso padrão de atendimento pode ser copiado pela concorrência; a qualidade dos produtos e serviços pode ser copiada; nossa propaganda e estratégias comerciais podem ser copiadas.

Portanto, além das inovações promovidas em nossas empresas é necessário cuidar daquele que também é um excelente diferencial: o relacionamento com o cliente.

O relacionamento, portanto, é um grande diferencial que não pode ser copiado. A relação que você, empresário e vendedor, mantém com seu cliente pode fazer toda a diferença.

Por isso, seguem algumas dicas para você pensar e refletir para aplicar em sua empresa.

Demonstre interesse genuíno

Interesse-se verdadeiramente pelo seu cliente. Pense nele e atenda suas expectativas e necessidades antes do seu próprio interesse e de sua empresa.

Agradeça sempre pela compra

Seja presencialmente em sua empresa, por telefone ou outros meios remotos, agradeça pela compra realizada. Pode ser um cumprimento, uma ligação, o envio de um cartão, um e-mail, uma mensagem de WhatsApp e até uma carta. Tudo de forma personalizada. Não pode ser uma mensagem genérica e igual para todo mundo.

Lembranças e festividades

Lembre-se do seu cliente em datas festivas como aniversários, celebrações, etc. Datas profissionais também são muito eficientes para demonstrar seu forte relacionamento. Por exemplo: Dia do Químico, Dia do Médio, Dia do Motorista, Dia do Agente Comunitário de Saúde, etc.

Cadastre seu cliente

Para ter essas informações sobre seu cliente, você e sua equipe precisarão cadastrar os clientes com nome, endereço, profissão, data de nascimento, e-mail, telefone, etc, etc. Hoje em dia, infelizmente, muitos vendedores e até empresários não querem se dedicar a esta trabalhosa, mas importantíssima, tarefa de relacionamento com o cliente.

Chame sempre pelo nome

Além de tudo o que foi dito, a maior demonstração de afeto e relacionamento com o cliente é chamá-lo pelo nome. Parece simples, mas guardar nomes dos clientes é um exercício cotidiano e que não ocorre de uma hora para outra. É necessário exercício contínuo para guardar nomes e se relacionar melhor com seus clientes.

Exercite!

Em momentos desafiadores como o que estamos vivendo, o relacionamento com o cliente, antes, durante e após esta pandemia fará toda a diferença nos seus negócios.

Para saber mais:

A importância da fidelização.

Relacionamento e diferenciação.

Compartilhe com a gente as suas experiências no desenvolvimento do relacionamento com o cliente.

Boas vendas e muito sucesso para você, sua empresa e sua equipe.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

2 Comments

  1. João Carlos Sanchez disse:

    Ótimo, Luiz.
    Gostei muito,!!!
    Abraços.

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