Faça a diferença com atenção às ações do dia a dia.

O sucesso de uma empresa, pequena ou grande, ou de um excelente profissional de vendas não vem por acaso. Os melhores nunca perdem de vista os 5 pontos mínimos que orientam as ações do dia a dia e que fazem toda a diferença. Confira:

  1. Conquiste novos clientes todo dia.
    Sim. Precisamos ir atrás de novos clientes todo o tempo. Porque (não deveríamos, mas) perdemos clientes a todo instante: é a concorrência sempre mais agressiva, clientes que se mudam, fecham, morrem, nós podemos cometer erros, etc… Para conquistar novos clientes os vendedores podem fazer o “dever de casa” e a empresa investir sempre em comunicação e publicidade. O importante é ser lembrado pelos clientes em potencial.
  2. Mantenha e fidelize os clientes atuais.
    Sim. Isso mesmo. É preciso, além de prestar bons serviços e fornecer excelentes produtos, desenvolver ações que mantenham nossos clientes fiéis, repetir a compra, obter indicações e muito mais. É um absurdo, mas é comum encontrarmos nas empresas um cuidado todo especial e altos investimentos em Marketing e propaganda para conquistar um NOVO cliente. E muito pouco, ou nada se faz para fidelizar e, assim, abandonam o cliente atual. Veja um artigo que escrevi sobre a reclamação do cliente: “Você não gosta de mim…” (acesso ao blog “Você não gosta de mim…”).
  3. Aumente sua taxa de conversão de clientes.
    Aumentar o quê mesmo se temos apenas as informações de vendas passadas? A pergunta é: Com quantos clientes falamos ou atendemos nesta semana? Quantas propostas ou orçamentos foram apresentados? Quantos negócios fechados? Por exemplo: se atendemos, visitamos e falamos com 100 clientes ou prospects num determinado período e fechamos 50 negócios, nossa Taxa de Conversão foi de 50%. Cada segmento tem sua média, mas o desafio é AUMENTAR a nossa taxa de conversão. Sempre é possível melhorar. O que não é medido não pode ser gerenciado.
  4. Melhorar o Ticket Médio e a Rentabilidade.
    O cliente que compra sempre pode investir um pouco mais adquirindo itens adicionais, obtendo um produto ou serviço de melhor qualidade (e mais caro), comprando Mix de produtos, etc. É tão simples: após a compra de um sapato, podemos oferecer uma carteira, um cinto… E a rentabilidade? Estamos empenhados em vender produtos/serviços mais rentáveis? Temos trabalhado para evitar os descontos e agregar valor ao que vendemos?
  5. Equipe bem treinada, pronta para o sucesso.
    É impossível conquistar os passos acima se não temos uma equipe muito bem orientada, ativa, comprometida, dominando as técnicas ou habilidades de vendas, conhecendo profundamente aquilo que vende, etc. É preciso investir na qualificação dos profissionais de atendimento e vendas. Para saber mais sobre gestão de vendedores (https://luispimentel.com.br/os-4-pilares-da-gestao-de-vendedores/)

Para colocar em prática:

  • Reserve uns 30 minutos, tome um delicioso café e pense em sua empresa, ou em suas atividades como profissional de vendas.
  • Avalie como você está lidando com estas questões no dia a dia. Tome nota.
  • Chame alguém de sua confiança para conversar a respeito e trocar algumas ideias.
  • Decida qual a melhor providência a tomar para não perder nem mais um minuto.
  • Mãos à obra!

Se desejar, compartilhe com a gente suas experiências.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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