Não treine seus vendedores e atendentes agora. Você certamente tem motivos para isso.

Isso mesmo! Não treine seus vendedores e atendentes agora. Você certamente tem motivos para isso. Afinal, você não pode “gastar” dinheiro agora, não tem mais tempo, depois do Natal vai demitir alguns – pra quê treinar? – e mais e mais desculpas que saem da boca de comerciantes e líderes (?).

Acredite, leitor. Tem muita gente pensando assim, infelizmente. O período do fim do ano e Natal representam o melhor para as vendas no comércio, precedendo, em importância, o Dia das Mães.

Essa é uma excelente razão para que empresários, líderes e gestores comerciantes guardem suas criativas e ousadas desculpas e treinem e capacitem suas equipes. Não há outro caminho.

É possível que tanto empresários quanto vendedores estejam desanimados com tantas más notícias a respeito da economia, política, corrupção e outros desmandos. Para não “passar em branco” e recuperar o tempo perdido, use a criatividade e sua experiência e prepare um treinamento – o mais simples possível – e reúna sua equipe. Organize uns três ou quatro encontros de, no máximo, duas horas cada.

Preparando seu treinamento, tenha em conta os quatro pilares para a gestão de vendedores: orientação, monitoramento, reconhecimento e correção. Clique aqui e saiba mais.

Seu treinamento deve considerar os assuntos que você julgar mais desafiadores para a equipe. Geralmente os maiores desafios são: como lidar com as objeções, abordagem ideal, atenção e foco no atendimento, fidelização do cliente, como fazer venda adicional ou como aumentar o ticket médio das vendas e melhoria na taxa de conversão. Uma vez motivada a participar a própria equipe costuma ter as respostas ou soluções para todas essas questões. É preciso perguntar e estimular.

Em cada dia de treinamento você vai desenvolver um tema, exercícios, simulações, ensaios e treinos para aplicar as mudanças. É ideal que haja um mecanismo para medir a eficiência e eficácia das ações propostas e implementadas. Sobre indicadores de performance, clique aqui e saiba mais.

Treinamento profissional considera vários aspectos, como didática conhecimento amplo do assunto, estudo, experiência, características da equipe e foco na gestão de vendas. No entanto, ainda que não domine todos estes aspectos, o empresário e/ou gestor de vendas vai obter bons resultados com as iniciativas de treinar e qualificar uma equipe para as datas promocionais.

Sua iniciativa será um pequeno e singelo esforço mas que pode trazer resultados muito interessantes. E, no ano que vem, faça a coisa certa e se prepare com a devida antecedência.

Boas vendas e sucesso.

Compartilhe com a gente sua experiência em treinar a própria equipe.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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