Desde 2014 temos ajudado empresas de pequeno e médio porte nos desafios das vendas. Com isso estamos aprendendo ainda mais sobre gestão comercial. Sim, isso mesmo! Como ensina o educador Paulo Freire:

Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.

A experiência adquirida nos permite transmitir a outras empresas o que funciona e o que não funciona em vendas. As habilidades e técnicas de vendas, que também podem ser ensinadas e aprendidas, não são suficientes para abordar todo o processo de vendas e garantir o sucesso comercial.

É bastante comum encontrarmos empresas com excelentes vendedores, balconistas e atendentes, porém, com resultados insatisfatórios. Por que isso ocorre? É preciso mergulhar mais fundo e avaliar todo o processo comercial da empresa.

Algumas perguntas são muito pertinentes:

  • Qual o posicionamento da empresa no mercado?
  • Quem são os concorrentes e quais seus diferenciais?
  • Qual a sua proposta única de valor?
  • Como funciona o processo comercial na sua empresa?
  • Como está a fidelização dos clientes? A quem cabe esta reponsabilidade?
  • Quais são os indicadores de vendas da empresa e de cada vendedor da empresa?
  • Como está a venda do Mix de produtos e serviços da empresa?
  • E dezenas de outras questões.

Quando o empresário, líder e gestor começam a responder começamos a identificar desafios, ameaças e grandes oportunidades. Só em conversar a respeito, muito vezes o próprio gestor identifica desafios, ideias e soluções até em outras áreas da empresa e que impactam as vendas.

Como o gestor pode vencer a solidão empresarial?

Vemos o pequeno e médio empresário, muitas vezes, como um ser solitário. Não tem muito com quem conversar sobre seus desafios e perspectivas e acabam por ter que decidir tudo sozinho. É de fato um grande desafio.

Aqui entramos nós, os Consultores e Mentores, que temos condições de ouvir, avaliar cenários, provocar reflexões, desenvolver ideias, indicar opções de caminhos, fazer junto, colocar a “mão na massa”, contribuir no planejamento e participar das ações junto à equipe. No nosso caso, o foco é sempre a área comercial. Além disso, somos capazes de compartilhar experiências positivas observadas em outros negócios e segmentos. Portanto, a diversidade de experiências é sempre útil aos pequenos e médios empresários. Exemplos bem sucedidos em empresas de serviços podem ser interessantes a uma indústria que, por sua vez, pode ter cases de sucesso úteis para o varejo. E assim por diante.

Colocando o trem sobre os trilhos

Consultoria, mentoria e capacitação em vendas caminham juntas e se complementam. Essas ações interligadas funcionam como “colocar o trem sobre os trilhos”; funcionará e fluirá muito melhor e mais rápido. Exige um pouco mais de tempo porque não se trata de uma palestra, um workshop ou até uma imersão. Trata-se de investir na obtenção de hábitos saudáveis em vendas.

A participação do gestor e da própria equipe em um curso de vendas sob medida, além de desenvolver as habilidades e técnicas em vendas para todos, poderá despertar o gestor para aprofundar o conhecimento sobre sua própria empresa, estrutura e os seus processos comerciais.

Conheça os recursos e as possibilidades da Consultoria, Mentoria de estratégia e gestão em vendas sob medida para sua empresa.  

Como você e sua equipe estão se preparando para vencer os desafios das vendas em 2021 em sua empresa? Compartilhe suas experiências e expectativas. Sucesso e BOA$ VENDA$.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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