Garanta a rentabilidade aumentando o ticket médio das vendas.

O objetivo de toda empresa é a obtenção de lucro e, para isso, precisa vender com rentabilidade. Em momentos desafiadores como o que estamos vivendo a rentabilidade se torna ainda mais imperiosa porque as oportunidades para fechamento de negócios estão bastante escassas.

Como garantir a rentabilidade em todas as vendas?

Em cada venda o empresário e o vendedor devem considerar que a operação precisa atender as expectativas do cliente e ser lucrativae garantir um bom resultado.

Para aumentar a rentabilidade e o ticket médio das vendas, seguem algumas dicas:

  • Evite dar descontos
    • O desconto é um ralo por onde escoa a rentabilidade da empresa pouco a pouco. Descontos fazem parte do jogo, mas não poder ser “o jogo”. Ou seja, basear a realização do negócio na concessão do desconto. Para o cliente comprar sem obter o desconto, a empresa e o vendedor precisam saber como agregar valor ao produto ou servço.
  • Venda itens adicionais
    • Em cada venda o vendedor pode agregar novos itens à compra do cliente. São itens, geralmente de valor mais baixo, mas que complementam o item adquirido pelo cliente e que vão atendê-lo ainda melhor. Como exemplo, podemos citar a compra de um sapato quando o vendedor oferece um cinto, uma carteira, uma meia, etc. O vendedor não pode julgar se o cliente vai querer ou não. Precisamos oferecer o item adicional em TODAS as oportunidades.
  • Ofereça o item de maior valor
    • Se o vendedor conseguiu fazer uma boa investigação na etapa de descobrimento de desejos e necessidades poderá oferecer um item de maior valor, mais caro ou mais rentável. O vendedor precisa acreditar, ter autoconfiança e realmente oferecer o item mais rentável. O ‘não’ ele já tem. Deve deixar que o cliente decida o quanto é caro.
  • Estude e treine continuamente
    • Implementar as ideias acima exige empenho, estudo, treino e prática. Por isso a equipe deve ser devidamente orientada e cobrada para aplicar as técnicas estudadas e aprendidas.
  • Faça a gestão dos indicadores de performance
    • Além de orientar, qualificar e cobrar a sua equipe o grande papel do gestor ou gestora é acompanhar os indicadores de vendas da empresa e de cada membro da equipe. Com a gestão dos indicadores será possível identificar as grandes oportunidades de melhoria e os maiores desafios.

Aumente a rentabilidade das vendas na sua empresa e garanta o sucesso dos negócios da sua empresa.

Veja mais como agregar valor à venda: clique aqui. e sobre Valor X Preço, clique aqui.

Como está a gestão dos indicadores de performance da sua empresa? Compartilhe com a gente. Estaremos por aqui à sua inteira disposição.

Sucesso e BOA$ VENDA$.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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