Este novo ano exigirá dos empresários, gestores e profissionais de vendas muita determinação. É certo que, devido à pandemia prolongada por mais tempo que o estimado em todo mundo, teremos um cenário de escassez de oportunidades e grandes desafios.

Temos observado três tipos de situações:

  • Negócios que fecharam ou caíram muito e ainda estão cambaleantes;
  • Negócios que se adaptaram e se mantiveram em atividade, os chamados “negócios essenciais”;
  • Negócios que se reinventaram totalmente e até cresceram exponencialmente nesta crise;

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade” (Albert Einstein)

Inspirado pelo físico alemão, vamos encontrar as oportunidades. Antes de partir para a ação o gestor deve olhar para dentro de sua empresa e identificar seus pontos fortes e fracos. Depois, olhando para fora, avaliar as ameaças que ainda persistem e as oportunidades que certamente existem.

As 3 ações para aumentar o fechamento de vendas

Para entrar em ação e aumentar o fechamento de vendas, mesmo em cenários de escassez de oportunidades, o gestor deve direcionar todos na empresa, do dono ao último dos colaboradores, para focar nos tópicos abaixo. Neste momento as metas de tarefas diárias mais importantes para todos na empresa são:

  1. Buscar oportunidades todos os dias – Prospecção;
  2. Converter estas oportunidades todos os dias – Conversão;
  3. Cuidar da carteira de clientes todos os dias – Fidelização;

Veja mais sobre fidelização de clientes:
Mais e Melhores Vendas Com Clientes Inativos;
Relacionamento como Diferencial Competitivo;

Estudo e preparação para vencer os desafios das vendas

Como conseguir? Primeiro, o gestor deve entender que precisa estudar e preparar cada um da equipe de vendas e atendimento para realizar essas tarefas; cada um terá uma meta adequada à sua atividade na empresa. Devido à imersão nos problemas, o gestor pode encontrar um desafio ainda maior para enxergar sozinho as ameaças e as oportunidades.

Considerado essencial, o mercado da construção, reforma, manutenção, iluminação, decoração, ferramentas e muitos outros, com as devidas adaptações e cuidados, está conseguindo passar por essa situação difícil.

Ainda assim, há o desafio de se manter e até consolidar eventuais conquistas com a fidelização e manutenção dos clientes e o aproveitamento ideal das oportunidades trabalhando corretamente a conversão de vendas, contorno de objeções, aumento do ticket médio, etc.

Em breve nossa consultoria lançará um curso de vendas online que contará com um programa especial exclusivo para o segmento da construção:

  • Consultoria e Mentoria “mão na massa” para ajudar o gestor
  • Capacitação técnica de vendas para toda a equipe comercial e de atendimento.

Mangas arregaçadas e determinação em 2021

Mais uma vez você, como empresário, gestor e líder, é chamado a se reinventar, renovar as forças e buscar “aquela determinação” para sobreviver, crescer e alavancar seus negócios através do seu empenho comercial e das vendas.

Como você e sua equipe estão se preparando para vencer os desafios das vendas em 2021 em sua empresa? Compartilhe suas experiências e expectativas.

Sucesso e BOA$ VENDA$.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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