Você vai esperar as decisões do governo ou vai tomar a iniciativa?

O dia dos pais é mais uma grande oportunidade para o comércio. A crise econômica que estamos vivendo é um fato e temos apenas duas alternativas: esperar que os governantes resolvam o nosso futuro ou tomar a iniciativa e fazer a diferença.

Se você está no segundo time, as dicas a seguir são para você, empresário e vendedor, que não se acomoda.

Para vender mais e melhor, já neste dia dos pais, acredite, reúna sua equipe de vendas e levante ideias de baixo custo que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Aproveite a ocasião para fazer ou ampliar uma boa base de cadastro. Peça para o cliente preencher uma ficha simples ou uma lista com nome, e-mail e telefone para participar de uma ou mais promoções até o fim do ano. Pode ser um desconto, um brinde, uma segunda peça com vantagens especiais, etc. Use a criatividade da sua equipe.

Todo o esforço realizado agora será útil para o resto do ano e principalmente no fim de ano.

Seguem 5 passos que te ajudarão agora e por todo o ano:

  1. Prepare seus indicadores de performance: Por meio de um formulário simples, seus vendedores e atendentes vão anotar diariamente: a) quantos clientes entraram na loja ou fizeram contato; b) quantos compraram; c) quantos são clientes novos; d) quantos já são clientes; e) quantos itens foram vendidos no dia. Semanalmente você vai reunir estas informações, verificar o faturamento do período e assim, criar seus indicadores de performance semanal.
  2. Aproveite o cadastro de clientes: Este é um recurso muito pouco utilizado, mas é uma mina de ouro. Utilize seu cadastro para enviar e-mails com ofertas, telefonar para o cliente e fazer alguma oferta, apresentar lançamentos, parabenizar pelo aniversário, etc. O importante é ser criativo.
  3. Cuidados com a vitrine e apresentação da empresa: É necessário criar um clima “pra cima”. Não se pode passar uma imagem de desânimo ou apatia. Então, capriche na iluminação, apresentação dos funcionários, limpeza da loja, fachada bem cuidada e pintada, etc.
  4. Reúna e treine sua equipe regularmente: Seus funcionários estão sempre em contato com os clientes e podem trazer informações, ideias e sugestões valiosas. Aproveite estes encontros também para treinar sobre os produtos, mercado, concorrência, clientes, argumentos de vendas, contorno de objeções, estratégias comerciais, etc. Só vai funcionar se os encontros forem frequentes e regulares. Estimule, reconheça e valorize o esforço da equipe.
  5. Anuncie sempre: Seja a publicidade tradicional como rádio, jornal, televisão, revistas, outdoor, folhetos, carros de som, etc. ou as comunicações pelas redes sociais, e-mails, telemarketing, malas diretas, etc. o importante é que sejam bem planejadas, organizadas e regulares. O ideal é que você conte com apoio de profissionais especializados em publicidade. Existem alternativas muito boas e de baixo custo que valem todo o esforço para colocar em prática.

E aí? O que você decide? Vamos trabalhar? Compartilhe suas experiências.

Luis Pimentel
Luis Pimentel
Telefone / WhatsApp: (19) 98167-2151

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